HOME_______________________________________________

A dignidade do jornalista é a sua maior riqueza

Com raríssimas exceções, concordo claramente com o que dissera certa vez a atriz Carolina Dieckman “que jornalista é pobre e ponto”. Pelo menos é o que eu tenho observado em nível de Paraíba e mais especificamente na cidade de Campina Grande. Mas devo afirma que a dignidade do jornalista é a sua maior riqueza. Concordam comigo?
Fico pensando, como “ralou” o amigo Aguinaldo Miguel, tendo que se desdobrar em mais de um “bico” para levar o sustento para a sua família.
Como se esforçaram os radialistas Pedrinho Albuquerque, Joselito Lucena, Humberto de Campos, Alexandre Borges e tantos e tantos mais para criarem as suas proles.
 
Conto nos dedos aqueles que tiveram a sorte de conseguir um emprego melhor como eu e alguns outros.
No entanto, eu não lembro que nos meus quase 30 anos de profissão tenha observado que o jornalista campinense é um homem rico, financeiramente. É claro que tem aqueles que comem sardinha e que arrotam caviar, cujo nome não é preciso que eu cite nessas poucas linhas que ouso levar ao conhecimentos de muitos.
Pra terminar, eu acho que a maior riqueza do jornalista é não se vender. Não vender a sua opinião que é a responsável direta pela formação da opinião pública.
Aqui em Campina, temos uma vasta riqueza de pessoas que honram e dignificam a sua profissão, por isso morrem ser ter deixado bens materiais para a sua família, mas em compensação levam consigo o patrimônio incalculável da boa conduta de homens sérios que orgulharam a imprensa campinense como os supracitados nessa lauda e tantos outros que eu esqueci de nominá-los.
Descansem em paz jornalistas, radialistas, homens da imprensa campinense e paraibana cujo tesouro ajuntado não teria sido aqui na terra mas no céu a onde a traça e a ferrugem não comem nem corroem.
Não poderia deixar de fazer uma ressalva a grande profissional que tem sido Rachel Sheherazade, o nosso grande exemplo de conduta e inteligência cuja maior riqueza tem sido o seu caráter e a forma como representa a imprensa séria deste País.
 
Onias Xavier
Jornalista
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^