HOME_______________________________________________

Comissão do Senado vai fiscalizar a Transposição

Presidente da Comissão Externa do Senado para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), acredita que o relatório preliminar sobre a situação do empreendimento será entregue em agosto. Tendo como base as duas visitas já realizadas pela comissão nos trechos da Paraíba e Pernambuco, e as audiências públicas, Vital garantiu que trabalhos estão bastante acelerados.

O senador disse que já conversou com o relator da Comissão Humberto Costa (PT), que garantiu que, apresentar o relatório preliminar no começo do segundo semestre.  O senador paraibano estar otimista  com a possibilidade de já em 2014 estarem concluídas 100 quilômetros de cada eixo – Leste e Oeste – que levarão água potável para milhares de habitantes da região, que hoje sofrem com uma das mais fortes estiagens da história.

Segundo Vital, a Comissão vai funcionar até dezembro deste ano. Ele relatou que em um primeiro momento, os senadores, receberam o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, as empresas, os órgãos de controle, além de terem realizados duas visitas às obras.

O senador peemedebista adiantou que a pretensão da Comissão é realizar uma nova visita no começo de agosto,  para confirmar se todos os lotes estão funcionando conforme meta estabelecida pelo governo. A partir será elaborado um relatório definitivo. A perspectiva é que agora, a Comissão visite  o Eixo Leste e o Eixo Norte, porque havia alguns lotes do trecho Leste que não tinham sido licitados. “O que nós queremos ver é se aquilo que nos foi dito pelo ministério foi efetivamente cumprido e isso tem que ser nos dois eixos” disse.

Para Vital, a comissão tem trabalhado no sentido de discutir os problemas que fizeram com que as obras tivessem uma desaceleração. Por conta disto, os seus membros  ouviram  o governo, as empresas, os órgãos de controle.

O Ministério da Integração, segundo Vital, confirmou que estava resolvendo esses entraves. “Fizemos as visitas exatamente para constatar a situação e termos uma base para compararmos” disse.
No segundo semestre a ideia, segundo Vital, é que a Comissão faça audiências públicas nos estados e que continuemos com mais duas visitas, fazendo o acompanhamento das obras até o final do ano quando apresentaremos um relatório final.

A construção da transposição do rio São Francisco é uma obra que pode ser considerada como o maior investimento hídrico do Brasil e um dos maiores do mundo, com trajeto de 400 quilômetros de canais, túneis, barragens e estações de elevação, com potencial de atendimento de no mínimo 12 milhões de pessoas.

Mais de 4,6 mil trabalhadores contratados atuam nos canteiros de obras e, com os salários recebidos, geram uma nova ordem econômica na região, com vagas nos hotéis, restaurantes, padarias, farmácias, escolas e uma infinidade de negócios. Essa realidade ocorre em cidades como Salgueiro e Cabrobó, no Pernambuco, Jati e Brejo Santo, no Ceará, e Cajazeiras na Paraíba.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^