Congresso instala comissão para analisar MP do salário mínimo

­

O Congresso Nacional instalou nesta quinta-feira (23) a comissão mista destinada a analisar a medida provisória (MP) 672/2015, que estende a atual política de reajuste do salário mínimo até 2019.

De acordo com a regra, o aumento do mínimo é calculado com base na correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

O presidente eleito da comissão mista que vai analisar a medida, deputado Zé Geraldo (PT-PA), minimizou as críticas da oposição ao fato de a Câmara já ter aprovado projeto semelhante (PL 7.469/14), faltando apenas a análise de destaques para ampliar o reajuste para aposentados.

Para a oposição, a MP é uma estratégia do governo para impedir uma derrota no Plenário da Câmara. Para Zé Geraldo, no entanto, a medida provisória trata com mais agilidade o assunto.

Além de Zé Geraldo, comporão a mesa da comissão mista o senador Benedito de Lira (PP-AL), como vice-presidente, e o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e o deputado Afonso Florence (PT-BA), como relator e relator revisor, respectivamente.

(Com informações da Agência Câmara)

Agência Senado

Print Friendly, PDF & Email


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^