Cidades

Divulgado Indicador de Desenvolvimento das unidades dos CRAS

Campina Grande ficou em primeiro lugar no IDCRAS – Indicador de Desenvolvimento das unidades dos CRAS, segundo o censo SUAS – Sistema Único de Assistência, que acaba de ser divulgado. Nível Paraíba com nota 4 – empatados dois CRAS da cidade. João Pessoa ficou em segundo lugar.

Média final – Paraíba – dos 10 CRAS de Campina Grade – 1º lugar – nota 3,43; 2º lugar – nota 3,36 – João Pessoa.

Nível Nordeste a posição geral foi 242º, com a quarta melhor média – empatados com outros municípios. Na região 1.721 municípios possuem CRAS, no total de 2.659 unidades, sendo 367 de grande porte.

O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS é a porta de entrada da assistência social, e estão localizados nas áreas de maior vulnerabilidade e risco social, com o objetivo de fortalecer a convivência e vínculo familiar e com a comunidade. Campina Grande disponibiliza 10 unidades dos Centros de Referência, controlando todo o território da cidade, como também os distritos de Galante e São José da Mata.

O IDCRAS é um indicador sintético que busca medir, de forma indireta, a “qualidade dos serviços” prestados nos CRAS. Por ser um indicador sintético, o IDCRAS comporta em sua composição alguns outros indicadores e, assim, possui maior capacidade de sintetizar diferentes aspectos da realidade vivida nos CRAS.

O CRAS além de possibilitar a população os serviços, benefícios e projetos da assistência social, como o Serviço de Proteção e atendimento integra a família – Paif – e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV.

Obtém-se o indicador sintético final, por meio de média aritmética simples, isto é, somando os níveis atingidos em cada uma das dimensões, dividindo o resultado por 3 – número de dimensões que compõe o IDCRAS.

Aproximadamente 45% dos CRAS obtiveram um Indicador entre 3 e 4, o que indica que, aproximadamente, metade das unidades CRAS do país apresenta um nível de desenvolvimento aceitável. Cerca de um quarto das unidades (pouco mais de 25% dos CRAS), no total de 1.063 unidades atingiram IDCRAS igual ou superior a 4, ou seja, apresentando um nível de desenvolvimento que pode ser considerado bom.

No final da tarde da quinta-feira, dia 31 de janeiro, a secretária de Assistência Social de Campina Grande, Eva Gouveia, se reuniu com os representantes dos CRAS da cidade para comemorar os resultados obtidos do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios