HOME_______________________________________________

El Niño é esperado e pode causar seca no Nordeste


Brasília-DF – O El Niño é esperado para o segundo semestre de 2014 e, com ele, eventos climáticos extremos podem ocorrer em diversos pontos do País. O fenômeno e seus efeitos foram pauta de um workshop sobre preparação para o enfrentamento de possíveis impactos nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 28, em Florianópolis (SC).

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, destacou a importância de antecipar um prognóstico sobre o fenômeno. “Com base nas informações do passado, temos de saber as medidas a serem tomadas para, assim, reduzir danos e riscos”, disse.

Um El Niño é caracterizado por um aquecimento anormal da temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico, que afeta a circulação atmosférica. No Brasil, costuma provocar secas severas no Nordeste e no Norte, e chuvas abundantes no Sul. Ainda assim, “recentemente, achava-se que o Brasil não registrava a ocorrência de eventos naturais graves, o que prejudicou a cultura de desastres”, afirmou o secretário.
Ministério da Integração

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^