HOME_______________________________________________

Ferramenta facilita acesso de pesquisadores a dados do IBGE


Com o objetivo de facilitar a realização das pesquisas domiciliares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi criado o portal Data Zoom, uma nova ferramenta de acesso público.

A iniciativa disponibiliza programas e dicionários em português e inglês para facilitar e ampliar o acesso de pesquisadores do Brasil e do exterior aos microdados públicos do IBGE.

O novo portal é uma criação do Departamento de Economia da PUC-Rio com financiamento da Finep. Ao público foi apresentado na última sexta-feira (15) em oficina de trabalho no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no Rio de Janeiro, com participação de técnicos em Brasília por videoconferência.

No local, os responsáveis pela plataforma digital mostraram alguns recursos de análise especificamente criados pelo Ipea e incorporados aos programas disponíveis, como a metodologia para calcular, a partir de uma sequência de perguntas dos questionários do IBGE, um indicador único da escolaridade de cada pessoa. Para atualizar pela inflação e compatibilizar os rendimentos declarados em diferentes anos, o botão “Ipeadata” faz referência às séries de deflatores disponíveis no site do Ipea. Já o botão “Reis et al.” usa as áreas mínimas comparáveis (AMCs) para localizar territórios acompanhados ao longo dos censos.

O desenvolvimento da ferramenta contou com várias consultas ao IBGE e resulta de anos de colaboração entre várias instituições para gerar bens públicos que facilitem o aprimoramento das pesquisas no País. A equipe do projeto pretende intensificar o intercâmbio com institutos, universidades, associações de pesquisa em ciências sociais e usuários em geral para melhorar e ampliar os recursos da ferramenta.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^