HOME_______________________________________________

Integração assina ordem para meta 3L da transposição

O senador Vital do Rêgo (PDB-PB) anunciou que no próximo dia 15 de julho o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, estará na cidade de Monteiro, onde assinará a ordem de serviço da meta 3L da obra de transposição de águas do Rio São Francisco. A Meta 3L será último, dentre os trechos licitados, para a conclusão da transposição.

Segundo Vital, nos dias 14 e 15 de julho haverá uma vistoria do Ministério da Integração aos eixos Norte e Leste, começando pela região polarizada pela cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, onde será realizada uma Audiência Pública da Comissão Especial Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco – CTESFRANCISCO, com a participação de prefeitos da região.

“Com esta visita, nós teremos, além da Audiência Pública da Comissão, a assinatura da ordem de serviço do último trecho que falta. Com isso, teremos todos os trechos da transposição com obras em pleno andamento, com mais de 6.900 homens trabalhando”, afirmou Vital do Rêgo, que preside a Comissão.

Ele explicou que, nesta nova fase da transposição de águas do Rio São Francisco, o Ministério da Integração Nacional adotou uma nova nomenclatura para os trechos da obra. “A Meta 3L, que terá a sua ordem de serviço assinada no próximo dia 15, corresponde ao terceiro lote, ou terceira meta, do Eixo Leste. Temos, ainda, a primeira e a segunda metas do eixo leste e mais três metas do eixo norte”.

Recuperação de Açudes – Esta semana, Vital confirmou que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs abriu licitação para a elaboração dos projetos de recuperação dos açudes que receberão as águas da Transposição do São Francisco. Segundo Vital, um passo importante para a consolidação do projeto de transposição.

“Com esta licitação, o governo inicia a etapa da recuperação dos açudes que vão receber as águas do São Francisco. É um passo importante, considerando que, aqui na Paraíba, por exemplo, até agora o Governo do Estado nada fez para recuperação dos mananciais e preparação para receber estas águas”, afirmou Vital do Rêgo.

Os investimentos somam R$ 23.201.064,64. Da Paraíba, serão beneficiados os açudes Epitácio Pessoa e Poções no Eixo Leste e Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Sistema Coremas-Mãe D’Água no Eixo Norte; além de mais dois que foram incluídos no edital: Acauã e Lagoa do Arroz.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^