HOME_______________________________________________

Ministro diz que 56% dos trechos estão concluídos

Brasília-DF – As ações do governo federal em apoio aos municípios atingidos pela cheia do Rio Madeira, na região Norte do País, foram destacadas pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9). O balanço de investimentos em infraestrutura hídrica e a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR II) também foram apresentados. O encontro com parlamentares ocorreu na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Segundo Francisco Teixeira, o socorro e assistência aos afetados pelas cheias no Norte estão sendo executados por diferentes frentes. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) tem trabalhado em conjunto com outros órgãos federais, assim como com os governos locais para atender prontamente as necessidades da população.

“Estamos trabalhando de forma conjunta, em uma ampla articulação, não só em resposta à demanda do Estado de Rondônia, mas já pensando no pós-desastre. Ações interministeriais devem atuar em diversas questões, seja na identificação de rotas alternativas para que não haja mais o isolamento das regiões, como presenciamos agora, quanto na reconstrução da infraestrutura hídrica”, relatou Teixeira.

O ministro ressaltou também o que já tem sido feito nos últimos dias para sanar a calamidade instaurada na região. “A Defesa Civil Nacional está atuando em parceria com a Força Aérea para que os Estados atingidos pelo desastre natural não fiquem sem abastecimento dos bens mínimos de sobrevivência. Lutamos para não ter o desabastecimento do Acre e Rondônia. Por isso, repassamos recursos para que o governo arrende aeronaves particulares para manter uma ligação mínima com os Estados”, revela.

Rio São Francisco

Durante a audiência pública, o ministro destacou ainda o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco. “Até o momento, já temos mais de 56% dos trechos concluídos. Estamos trabalhando intensamente para que, em 2015, mais de 12 milhões de pessoas no nordeste brasileiro tenham acesso à água”, afirmou, complementando que a expectativa é ter água correndo no canal ainda este ano.

Francisco Teixeira também aproveitou a oportunidade para apresentar aos parlamentares a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR II), que além de prospectar novas ações de políticas públicas, já projeta a criação de um fundo de financiamento das ações de desenvolvimento regional.
Integração Nacional

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^