Brasil

Na maior delegação nacional em Paralímpicos, 98% dos competidores têm Bolsa Atleta

Agora que equipes e esportistas olímpicos do Brasil deixam a capital francesa para retornar ao País, os primeiros atletas paralímpicos estão com as malas prontas para participar dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Nesta segunda-feira (12/8), as primeiras delegações, do tênis de mesa, remo e vôlei sentado já embarcam. São 72 pessoas, sendo 46 atletas com deficiência e um timoneiro.

Ao todo, o Brasil terá 254 esportistas na competição. Também foram convocados 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 279 competidores na capital francesa. É a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.

98% dos esportistas brasileiros e brasileiras que vão competir nos Jogos Paralímpicos têm Bolsa Atleta.

Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados em Tóquio 2020. O recorde de participantes do País foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente. Em Paris, o Brasil também registrará a sua maior participação feminina na história dos Jogos Paralímpicos.

A ida de todos os atletas convocados do País para os Jogos será realizada de maneira escalonada em 12 datas diferentes. Após o primeiro embarque nesta segunda, a equipe nacional do tiro com arco viajará no dia seguinte. Depois, no dia 14, competidores de ciclismo e goalball pegam o mesmo voo internacional. Mais 46 atletas com deficiência, além de comissões técnicas e staffs, da natação, badminton e taekwondo, vão se deslocar à Europa em 15 de agosto.

Ao todo, 22 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, estarão representados na delegação brasileira que vai disputar os Jogos. A maioria dos atletas é nascida no Estado de São Paulo. São 71 dos 254 convocados, ou 28% do total da equipe brasileira que disputará a competição.

POTÊNCIA PARALÍMPICA — Na última semana, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou campanha com atletas medalhistas que representarão o País nos Jogos a partir de 28 de agosto. O Brasil é uma potência paralímpica e vai à capital francesa com 254 atletas com deficiência em 20 modalidades. A campanha apresenta um manifesto com os atletas paralímpicos: “Mais que vencedores: brasileiros”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios