Está tramitando na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um projeto, de autoria da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), que indica ao Poder Executivo Municipal a redução da jornada de trabalho dos profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem da Capital.
Segundo a proposta, a duração normal da jornada de trabalho dos enfermeiros e técnicos de enfermagem não excederá a seis horas diárias e a 30 horas semanais. Raíssa Lacerda ainda propõe que, caso o projeto seja aprovado e sancionado, esses trabalhadores não sofram redução salarial.
“Com a redução da carga horária, com certeza esses profissionais poderão exercer seu trabalho de forma mais digna e com qualidade ainda melhor, o que vai beneficiar toda a saúde do município”, entende.
A parlamentar informa, com base em dados do Ministério Público da Saúde e Sindicatos, que 58% dos profissionais da saúde do país são enfermeiros, e a grande maioria dos profissionais é do segmento feminino. “Mulheres essas que também têm uma segunda jornada de trabalho em suas residências, cuidando dos filhos e do marido”, avalia.
Paulo de Pádua