HOME_______________________________________________

Sebrae: Micros terão crédito facilitado

Os microempreendedores individuais  (MEI) e micro e pequenas empresas de todo o Estado serão beneficiados com um acordo de cooperação técnica e financeira assinado na manhã desta terça-feira (1º) entre os dirigentes do Sebrae Paraíba e do Bando do Nordeste. Com a celebração do termo, as duas instituições irão trabalhar em conjunto para ampliar o acesso ao crédito, prestar consultoria gerencial, realizar capacitação pós-crédito e possibilitar a inclusão de empreendedores paraibanos em feiras de negócios no Estado.

Durante a reunião, realizada no Sebrae, foi esclarecido que os MEI e as microempresas terão acesso a crédito pelo banco através do Crediamigo, maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul, destinado a empreendedores formais e informais. Já as pequenas empresas poderão ser contempladas através de linhas de crédito oferecidos pelo Banco do Nordeste de acordo com a necessidade da empresa.

O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, José Maria Vilar, ressaltou a estreita ligação das atividades das duas instituições para o fortalecimento dos pequenos negócios. “No ano passado, o Crediamigo aplicou R$ 447,8 milhões em todo o estado. Foram quase 300 mil operações com microempreendedores formais e informais”, disse o José Maria Vilar. 

Faz parte ainda do compromisso entre as entidades a realização de ações conjuntas para garantir o fortalecimento da capacidade empresarial e a competitividade dos pequenos negócios. Para tanto, Sebrae e Banco do Nordeste irão utilizar instrumentos de capacitação técnica e gerencial, ações direcionadas à facilitação e ampliação do acesso ao crédito, aos serviços financeiros e à promoção mercadológica.

De acordo com o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o Sebrae pode oferecer para estes empreendedores produtos e serviços eficientes nas áreas de consultoria gerencial e empreendedora, além de capacitações. “Temos soluções customizadas para microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, que vão desde as oficinas SEI ao Empretec. Com este convênio com o Banco do Nordeste, esperamos aperfeiçoar ações para o crescimento dos pequenos negócios no Estado”, destacou o superintendente.

O acordo prevê também aumento de intercâmbio de informações e outras atividades correlatas entre os participantes. Na assinatura da cooperação, o Sebrae também apresentou um extrato da base de dados das empresas atendidas pela instituição em 2013 nas áreas de inovação e competitividade. Com o levantamento, o Banco do Nordeste terá uma visão das necessidades deste grupo empresarial.

Crédito facilitado – As linhas de crédito e os serviços financeiros disponibilizados serão destinados ao atendimento das necessidades financeiras de investimento e de capital de giro dos beneficiários, que atendam às normas internas de financiamento do Banco do Nordeste e da fonte de recursos que venha a ser utilizada, para os empreendedores localizados na área de atuação da Superintendência Estadual da Paraíba do Banco do Nordeste e do Sebrae Paraíba.

Além dos superintendentes do Sebrae Paraíba e do Banco do Nordeste, participaram da reunião o diretor administrativo do Sebrae Ricardo Madruga, o diretor técnico do Sebrae João Alberto Miranda Leite, a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Márcia Timotheo, a gerente do Crediamigo Liliana Arruda, o gerente executivo de desenvolvimento territorial do BNB Isidro Soares e os gerentes de negócios do BNB Manoela Felinto e Fátima Pimentel.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^