HOME_______________________________________________

UPA do Valentina é inaugurada e deve beneficiar mais de 200 mil pessoas


O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou a Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, localizada no Bairro Valentina Figueiredo. A entrega da obra faz parte das comemorações pelos 429 anos da capital.

A UPA funcionará 24h e atenderá, inicialmente, os moradores dos bairros da Zona Sul da capital, que tem população estimada em 200 mil habitantes. Com um investimento de R$ 3,2 milhões e 2,2 mil metros quadrados de área, a unidade contará com seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A UPA do Valentina deve receber toda a demanda em urgência e emergência da região Sul da cidade, reduzindo a sobrecarga de atendimentos no Hospital do Valentina e no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma).

Instalações – A unidade contará com 14 leitos pediátricos e adultos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento. No total 300 servidores vão compor os quadros da UPA do Valentina, entre médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de diversas especialidades. A obra conta com investimentos de quase R$ 4 milhões, em uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa com o Governo Federal.

Acesso facilitado – Preocupada em garantir maior facilidade e rapidez no acesso à unidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa está pavimentando as ruas no entorno da Unidade de Pronto Atendimento.

Obras na Saúde – Desde janeiro do ano passado, a prefeitura já entregou duas novas Unidades de Saúde da Família (USF) e a reforma de mais nove unidades. Entregou também o Centro de Tratamento da Dor no Ortotrauma de Mangabeira; novas instalações do CAPs Guttemberg e do Centro de Referência na Saúde do Trabalhador; além de 23 novas ambulâncias do Samu.

Só no Hospital Santa Isabel, a PMJP entregou o Centro de Estudos, novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas e reabriu o serviço de cardiologia. Convocou, ainda, 638 aprovados no último concurso público da Secretaria Municipal de Saúde e regulamentou para 30 horas a jornada de trabalho para os profissionais de Enfermagem e Psicologia.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^