CidadesDestaques

Câmara homenageia os 90 anos da Associação Comercial

Associação Comercial comemora 90 anos com homenagens da Câmara Municipal Nesta quinta-feira, 18, a partir das 19h30, a Câmara Municipal de nossa cidade realizará sessão especial em homenagem aos 90 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG). A propositura é do vereador Lula Cabral. Na oportunidade, a ACCG estará homenageando o empresário José Carlos da Silva Júnior, em reconhecimento a contribuição dada pelo presidente da Grupo São Braz à entidade empresarial e ao desenvolvimento de Campina Grande.

O presidente da ACCG, Álvaro Barros (foto), está convidando os diretores e associados da instituição para esse importante momento em homenagem às nove décadas de atuação da Associação Comercial de Campina Grande.

A História da Associação Comercial

Fundada em 02 de dezembro de 1926, a Associação Comercial é a mais antiga entidade de representação empresarial de Campina Grande, sendo, também, a que reúne a maior capilaridade empresarial, congregando empresas do comércio, indústria, serviços, agronegócios, além de profissionais liberais.

A história da ACCG está marcada por fatos importantes e se confunde com a trajetória da cidade. A atuação da entidade, ao longo de quase 100 anos, não se limitou apenas aos interesses dos seus associados. O passado da instituição empresarial mostra que ela teve participação decisiva em defesa da cidade, reivindicando melhorias em infraestrutura, em serviços financeiros, de crédito, além de influenciar nas decisões políticas do município.

Para o presidente da ACCG, empresário Álvaro Barros, “a irrefreável vocação para o desenvolvimento de nossa cidade encontrou na Associação Comercial o seu instrumento de defesa e expansão”. Os historiadores costumam delimitar as fases do progresso da cidade em três pontos: do aldeamento até a chegada da primeira estrada de ferro, em 1907; desse acontecimento até a construção de modernas rodovias, sem falar no ciclo do algodão.

Álvaro Barros explica que o surgimento da Associação Comercial se deu porque em 1917, os comerciantes de Campina Grande se rebelaram contra o aumento de impostos criado pelo Governo do Estado. Na época, o governo instituiu o chamado Imposto de Indústria e Profissão que penalizava onerando as empresas locais. Esse movimento, segundo os historiadores, teria sido o primeiro passo para a criação da Associação Comercial e a consolidação de Campina Grande como um dos principais centros comerciais do Nordeste.

por Fernando Soares

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios