Brasil

Censo Demográfico 2022 vai mostrar o retrato atualizado do Brasil

Apartir de agosto, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) vão visitar os domicílios dos 5.570 municípios brasileiros coletando dados para o Censo Demográfico 2022, que vai mostrar o retrato atual do país. Saber quantos brasileiros são, como vivem e obter informações para auxiliar na formulação de políticas públicas são funções do Censo, uma pesquisa socioeconômica completa.

Os recenseadores vão visitar cerca de 78 milhões de domicílios para fazer perguntas sobre temas como as características dos domicílios, núcleo familiar, religião, nível de escolaridade, trabalho e rendimento. Eles estarão identificados com uniforme e crachá e cumprirão os protocolos sanitários impostos pela Covid-19. O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, informou que a coleta de dados deve começar em agosto e explicou em detalhes como será a pesquisa em 2022.

Qual a importância do Censo para a definição de políticas públicas no país?

O Censo é a única investigação domiciliar que vai casa a casa, que cobre todos os municípios do país. E, no caso da população, que cobre todos os domicílios de todos os municípios. Então, o Censo é uma oportunidade única. Geralmente ele ocorre decenalmente, porque ele dá esse retrato estrutural que é uma âncora para o planejamento.

Ele coleta informações sobre idade, sexo, nível de instrução, religião, tipo de união, fecundidade, que é o número de filhos que a mulher tem, enfim, uma série de indicadores que não estão em todas as pesquisas e, quando estão, não cobrem todos os municípios. Também renda, que dá a base para o PIB [Produto Interno Bruto]. Enfim, é uma pesquisa socioeconômica completa.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios