Assistência nutricional a pacientes do programa Paraíba Contra o Câncer

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) inova na assistência do programa Paraíba Contra o Câncer. Os pacientes com diagnóstico de câncer e que apresentam desnutrição recebem acompanhamento nutricional prévio à cirurgia para fortalecimento do sistema imunológico e aumento das chances de eficácia do procedimento cirúrgico. A unidade hospitalar, gerida pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, é referência do programa na primeira macrorregião de saúde.
O diretor-hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, que é oncologista, afirma que o acompanhamento nutricional é indicado aos pacientes com diagnóstico de câncer que chegam ao ambulatório do hospital com desnutrição. “Geralmente, são mais acometidos com desnutrição os pacientes com câncer do trato digestivo, a exemplo de câncer de estômago, pâncreas, intestino e fígado. Também é comum que pacientes com tumores ginecológicos, como de ovário e útero, percam peso e nutrientes muito rápido, uma média de 20% do peso entre os sintomas iniciais e o diagnóstico da doença”.
Segundo Cícero Ludgero, a desnutrição é causada por falta de ingestão de alimentos ou por desabsorção, ou seja, o paciente se alimenta, mas não há absorção total do que foi ingerido. Outra possibilidade é o aumento do metabolismo causado pela doença.






