HOME_______________________________________________

Comitê de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana se reúne

seminarioAs entidades que integram o Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Campina Grande, criado pela Lei Municipal 5.417/14, estiveram reunidas na noite desta quarta-feira (09), na sede do SITRANS, para discutir e confirmar a programação da edição 2014 do Seminário Cidade Expressa, que acontecerá no dia 06 de junho, no Teatro Facisa, nesta cidade.

Por mais de duas horas, os representantes do Sitrans, Associação Comercial, Instituto Cresce Campina, UFCG, Facisa, STTP, Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores discutiram a formatação do seminário que este ano tem como tema “A Mobilidade que Queremos”. Na oportunidade, o consultor técnico do evento, Rosalvo Menezes, argumentou a importância da mobilidade urbana no planejamento da cidade, visando a qualidade de vida das pessoas e a urgente necessidade que município tem para atender as exigências da Lei 12.587/12, que determina aos municípios com mais de 20 mil habitantes a obrigatoriedade de elaborar, até 2015, os seus planos de Mobilidade Urbana. As cidades que não apresentarem os planos no prazo determinado ficarão impedidas de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana.  O consultor também lembrou a exigência do Estatuto das Cidades (Lei 10.257/2001) que cobra o plano de transporte dos municípios com mais de 500 mil habitantes. “Campina ainda não tem 500 mil habitantes, mas tem uma população flutuante superior a 600 mil pessoas. Precisamos ter uma visão de futuro”, destacou Rosalvo Meneses.

O Diretor Institucional do SITRANS, Anchieta Bernardino falou da importância do seminário, que tem como um ambiente de reflexão e apresentação de propostas, debates e projetos visando contribuir para o desenvolvimento planejado da cidade, nas áreas de mobilidade urbana e transporte público. Na ocasião, Anchieta Bernardino informou que o SITRANS, a exemplo do que fez em 2013, dará total apoio a realização do seminário Cidade Expressa. O presidente da Associação Comercial, Álvaro Barros, também garantiu o apoio da sua entidade, exemplo que foi seguido pelas demais instituições presentes à reunião. Os representantes da UFCG e UEPB também se comprometeram com o evento, garantindo a participação de professores e alunos no seminário. O IFPB também assegurou apoio logístico. A FACISA, além da cessão do Teatro, também fará um envolvimento com seus alunos, especialmente os dos cursos de jogos digitais e Arquitetura e Urbanismo, inclusive, com a possibilidade da realização de um concurso visando um projeto de arquitetônico em homenagem aos 150 anos de Campina Grande.

Programação do Seminário

A programação do Seminário Cidade Expressa prevê a realização de palestras e debates técnicos. Na parte da manhã, o evento vai discutir propostas para o Plano de cidade_expressaMobilidade Urbana.  No segundo expediente, a sociedade terá a oportunidade de discutir propostas para compor o Plano de Transportes. Um dos convidados para participar do seminário é presidente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense.

Em cada um desses momentos, haverá a apresentação de uma experiência bem sucedida em uma cidade brasileira sobre plano de mobilidade e plano de transporte, seguida de uma exposição das propostas de Campina Grande para essas áreas, com um debate envolvendo técnicos e os demais participantes do seminário, logo depois.

Os participantes do seminário também serão contemplados com uma programação cultural, com a participação de artistas da terra. Também haverá uma exposição de cartuns temáticos dos cartunistas Fred Ozanan e William Medeiros. 

Cidade realizará Desafio Intermodal – Durante a reunião do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana, ficou deliberado que o comitê realizará um Desafio Intermodal no dia 08 de maio, com a participação de diversos meios de transportes. O objetivo dessa competição, conforme explicou Rosalvo Meneses, é avaliar o tempo gasto por cada meio de transporte para se chegar ao destino desejado, considerando o horário de maior movimentação no trânsito da cidade.

Repercussão na mídia – O Seminário Cidade Expressa terá total cobertura da Rede Paraíba de Comunicação, conforme garantiu o represente do sistema na reunião, Lauriston Pinheiro. Ele assegurou que os setores de jornalismo da TV Paraíba e do Jornal da Paraíba estarão envolvidos com o evento, a exemplo do que aconteceu em 2013. Além do suplemento especial “Cidade Expressa” que circulará após o seminário, o Jornal da Paraíba e a TV Paraíba produzirão uma série de entrevistas e reportagens abordando os temas do evento.

A TV Itararé, afiliada da Rede Cultura, também estará fazendo total cobertura do seminário, com a realização de entrevistas e reportagens especiais, conforme garantiu seu diretor, Dalton Gadelha.

No próximo dia 23 o Comitê volta a se reunir para aprovar, ou não, a proposta do seu Regimento Interno, bem como, fazer a escolha do seu coordenador técnico. No dia 24 serão definidos os detalhes do Desafio Intermodal, que acontecerá no dia 08 de maio.

O Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Campina Grande foi instituído pela Lei Municipal 5.417/14, estando assim composto: Sitrans, Associação Comercial, CDL, SEBRAE, FIEP, Instituto Cresce Campina, UFCG, UEPB, IFPB, Facisa e Câmara Municipal de Campina Grande.

SERVIÇO:

Consultoria Técnica do seminário: Rosalvo Menezes

Assessoria de Imprensa: Fernando Soares

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja online a situação da Pandemia

^ Ir Para Topo ^