Concerto da Orquestra Sinfônica tem ópera e música para flauta solista
A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira, 29 de agosto, com destaque para solo de flauta, com o músico pernambucano Rogério Acioli, e o prelúdio de uma das óperas mais conhecidas do mundo. Com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, a apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.
O concerto vai ser iniciado com “Chacony em Sol Menor”, de autoria do inglês Henry Purcell, um dos grandes nomes da música barroca, que além de compositor era cantor, instrumentista e construtor de instrumentos. Em seguida, o flautista Rogério Acioli vai acompanhar a orquestra do “Concerto em Mi Menor para Flauta Solista”, do compositor e professor italiano Severio Mercadante, que contém os movimentos Allegro Maestoso, Largo e Allegro Vivace (Rondó Russo).
Uma das atrações deste concerto é o prelúdio de uma obra que é considerada uma das primeiras composições do realismo operístico italiano, a “Cavalleria Rusticana”, do maestro e compositor Pietro Mascagni.
Para encerrar, a orquestra vai tocar uma das músicas mais conhecidas da obra erudita, a “Tocata e Fuga em Ré Menor”, do músico, compositor e organista alemão, Johann Sebastian Bach, e do regente inglês Leopold Stokowski.
O maestro Gustavo de Paco falou sobre o repertório deste concerto. “Iniciaremos com uma obra barroca de um autor inglês chamado Henry Purcell, que é uma homenagem que eu quero fazer a um músico que foi da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante sua reativação, em 1980, e que esteve no corpo de professores da nossa orquestra durante muitos anos. A homenagem vai ser esta primeira peça, a Chacony em Sol Menor, uma obra simples, só pra corda, com cravo, muito bonita”, observou.