Destaques

Doenças causadas pelo fumo mataram 591 pessoas

Doenças associadas ao tabagismo mataram 591 pessoas na Paraíba no período de janeiro de 2021 a abril de 2022, segundo dados do Ministério da Saúde destacados pela diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Helena Teixeira de Lima Barbosa. Acompanhada do gerente-técnico de Inspeção e Avaliação de Produtos, Equipamentos e Tecnologias Médicas da Agevisa/PB, Emanuel Macedo, Helena proferiu palestra sobre os prejuízos do tabagismo à saúde humana e ao meio ambiente, na noite de terça-feira (31 de maio), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Violeta Formiga, localizada no bairro de Mandacaru, em João Pessoa/PB.

Durante todo o dia 31 de maio (Dia Mundial de Combate ao Tabagismo), Helena Teixeira e Emanuel Macedo representaram a Agevisa em mobilizações e eventos destinados a esclarecer a sociedade sobre os malefícios do hábito de fumar e de consumir outros produtos derivados do fumo. Os perigos do cigarro eletrônico estiveram entre os principais assuntos destacados.

O dia começou com uma mobilização realizada na entrada do Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa/PB, que teve como foco central o alerta à população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Promovido numa parceria que envolveu as Secretarias de Estado e Municipal da Saúde, a Agevisa/PB, a Sociedade Brasileira de Cardiologia/Regional Paraíba, a Liga Acadêmica de Cardiologia da Paraíba (Cardioliga/PB), a Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca (LACC) e a Faculdade Nova Esperança (Famene), o evento incluiu exposição de banners com informações sobre os malefícios do tabagismo, aferição de pressão arterial com orientações de saúde às pessoas presentes, orientações sobre o tratamento do tabagismo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), informações das Unidades de Saúde que ofertam o tratamento do tabagismo em João Pessoa e distribuição de material educativo/informativo sobre o tema Tabagismo.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios