Nordeste

Governo discute estratégias de vacinação contra a dengue

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), representada pelo Núcleo Estadual de Imunizações, realizou reunião de alinhamento técnico para estratégias de vacinação contra a dengue, em 2024, nos 14 municípios da 1ª Região de Saúde. Participaram coordenadores de imunização dos municípios; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB); Coordenação de Imunização da 1ª Gerência Regional de Saúde e apoiadoras institucionais do Projeto Vacina Mais Paraíba. Após a reunião, a SES distribuiu as 37.040 doses da vacina Qdenga para os 14 municípios, que iniciarão a operacionalização da vacinação no público-alvo – as crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos.

A maioria dos municípios iniciará a vacinação a partir da próxima segunda-feira (19). Cada município tem autonomia para definir a data do início da vacinação e as estratégias que serão utilizadas para vacinar o público-alvo.

Durante a reunião, foi apresentado o cenário epidemiológico da dengue na Paraíba; os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde para a definição dos municípios que receberão a vacina nesse primeiro momento; foi detalhada a importância de realizar a busca ativa para vacinação nos ambientes escolares e disponibilização da Qdenga nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família e destacados os detalhes técnicos da vacina, além da meta estabelecida pelo MS de vacinação de 90% e a importância de repassar todas as informações para os profissionais das Salas de Vacina.  

Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, no encontro, foram definidas as estratégias de cada município. “Ficou pactuado com esses municípios que irão realizar a organização de sua rede para iniciar a vacinação o quanto antes no público de 10 a 14 anos”, falou.

Print Friendly, PDF & Email

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios