Julho Amarelo: ações de prevenção contra as Hepatites Virais
Alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. Com esse intuito foi criado o Julho Amarelo, um mês de alerta para a doença, que muitas vezes é silenciosa, mas que pode causar sérios danos ao fígado e à saúde em geral. Por isso, a testagem é tão importante para a descoberta da enfermidade. A ação será intensificada neste mês no Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, que é a referência no Estado para o diagnóstico e tratamento das hepatites virais.
No Clementino Fraga a testagem para as hepatites virais é de livre demanda, isso significa que toda pessoa pode se dirigir até o hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h para realizar o teste. O resultado é entregue em aproximadamente meia hora. Para realizar a testagem o usuário deverá portar documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de residência.
Neste mês de julho, a testagem será intensificada para o público em geral. Nos dias 22, 23 e 24, profissionais do hospital estarão incentivando pacientes do hospital que estejam no ambulatório a realizarem o teste, visto que a doença é silenciosa. Além disso, quem estiver na unidade nesses dias também poderá assistir pequenas explanações sobre o assunto. No dia 24 pela manhã, haverá uma encenação com a temática e, à tarde, palestra com um médico especialista no assunto.